Todas as empresas obrigadas aos projetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) devem se preocupar com a manutenção de seus cadastros:

 O Saneamento Cadastral é um processo baseado de forma geral em 4 etapas, que assim definimos:

  1. Consulta de informação oficial sobre o registro cadastral;
  2. Análise da informação obtida para apoio à decisão;
  3. Decisão sobre a informação a ser adotada, com formatação padrão exigida;
  4. Atualização da base cadastral em uso nos Sistemas Gestores.

Os fatores motivadores do projeto de Saneamento Cadastral constumam ser os seguintes:

  • Necessidade de padronização de cadastro para atender ao SPED (NFe, Fiscal, eSocial);
  • Projeto de migração de Sistema de Gestão (ERP);
  • Redução dos riscos operacionais a partir da atualização dinâmica do cadastro;
  • Redução dos riscos fiscais em transações mercantis com parceiros inaptos perante o FISCO;
  • Redução dos casos de REJEIÇÃO e de DENEGAÇÃO na autorização de uso da NFe.

Benefícios do Saneamento Cadastral:

  • Mitigação do risco de transações mercantis com participantes INAPTOS perante a RFB e Sintegra Estadual;
  • Redução dos riscos fiscais de autuação por operações incorretas de crédito de impostos (ICMS, IPI, etc);
  • Redução do risco de Denegação no pedido de autorização da NFe;
  • Evitar inconsistências no envio dos arquivos do SPED EFD e ECD, e PIS/COFINS;
  • Suporte à apuração correta de débitos e créditos de impostos (ICMS, PIS/COFINS);
  • Redução de gastos com o pagamentos de impostos a maior (ICMS);
  • Elimina o risco de duplicidades de registros na base cadastral;
  • Maior consistência de dados para suportar a auditoria de processos fiscais;
  • Redução de gastos com processos administrativos e jurídico-tributários;

 Selecione as modalidades de Saneamento Cadastral no inicio deste artigo, e saiba mais sobre cada projeto.

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