Todas as empresas obrigadas aos projetos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) devem se preocupar com a manutenção de seus cadastros:
- Cadastro de Clientes e Fornecedores;
- Cadastro de Itens e Materiais;
- Cadastro de Colaboradores (empregados e prestadores de serviço).
O Saneamento Cadastral é um processo baseado de forma geral em 4 etapas, que assim definimos:
- Consulta de informação oficial sobre o registro cadastral;
- Análise da informação obtida para apoio à decisão;
- Decisão sobre a informação a ser adotada, com formatação padrão exigida;
- Atualização da base cadastral em uso nos Sistemas Gestores.
Os fatores motivadores do projeto de Saneamento Cadastral constumam ser os seguintes:
- Necessidade de padronização de cadastro para atender ao SPED (NFe, Fiscal, eSocial);
- Projeto de migração de Sistema de Gestão (ERP);
- Redução dos riscos operacionais a partir da atualização dinâmica do cadastro;
- Redução dos riscos fiscais em transações mercantis com parceiros inaptos perante o FISCO;
- Redução dos casos de REJEIÇÃO e de DENEGAÇÃO na autorização de uso da NFe.
Benefícios do Saneamento Cadastral:
- Mitigação do risco de transações mercantis com participantes INAPTOS perante a RFB e Sintegra Estadual;
- Redução dos riscos fiscais de autuação por operações incorretas de crédito de impostos (ICMS, IPI, etc);
- Redução do risco de Denegação no pedido de autorização da NFe;
- Evitar inconsistências no envio dos arquivos do SPED EFD e ECD, e PIS/COFINS;
- Suporte à apuração correta de débitos e créditos de impostos (ICMS, PIS/COFINS);
- Redução de gastos com o pagamentos de impostos a maior (ICMS);
- Elimina o risco de duplicidades de registros na base cadastral;
- Maior consistência de dados para suportar a auditoria de processos fiscais;
- Redução de gastos com processos administrativos e jurídico-tributários;
Selecione as modalidades de Saneamento Cadastral no inicio deste artigo, e saiba mais sobre cada projeto.